Vinho
Vale Joaninho
Vinho Vale Joaninho do Fornecedor
Desde 1945, o nosso vinho direto do produtor da marca Vale Joaninho aliam a experiência e tradição de quatro gerações de vitivinicultores que elaboraram este inconfundível vinho tinto e branco a partir de várias castas cultivadas em solos argilo-calcários. O nome da marca Vale Joaninho vem de uma das propriedades onde são produzidas as uvas, que tem este nome.


O nosso terroir
Terroir do Nosso Vinho Direto do Produtor
Quando saboreamos um vinho, tentamos identificar e avaliar “aquele” gosto em particular. Há factores influentes na fabricação de um vinho, tais como: o solo e o subsolo; a localização e a altitude; o clima da região; o trabalho de viticultura; o processo como o vinho é fabricado; o ano da colheita (relativo aos fatores climáticos); e, por fim, a casta ou castas que o compõem.
Desse modo, ao conjunto de fatores distintivos na produção da uva e no fabrico de um vinho chamamos “terroir”.
Entre as encostas da Serra de Montejunto, viradas a Sul e a Poente e as margens do Rio Tejo, estende-se o concelho de Alenquer, numa sequência de colinas e vales, de terras densamente cultivadas, onde a vinha marca uma presença quase constante.

Talvez não saiba que os melhores vinhos são cultivados em solos pobres! Quanto mais a vinha precisar de esforçar-se para chegar ao solo e, por vezes, até de chegar à rocha-mãe, melhor será o vinho. O solo argilo-calcário da região de Alenquer e Montejunto carateriza-se pela retenção e drenagem de água, graças ao calcário e pela frescura própria da argila. Esta combinação permite muitos nutrientes da matéria orgânica e de minerais como quartzo e zircão. Por conseguinte, e graças a estes fatores, os vinhos produzidos em solos argilo-calcários adquirem qualidade, caráter e refinamento.
Aroma e Sabor do Nosso Vinho
Sabor do Nosso Vinho Direto do Produtor
Vale Joaninho tinto:
Sabor do Nosso Vinho Tinto Direto do Produtor
Tem uma cor granada escura. Nos aromas ressaltam os frutos vermelhos e a madeira, com algumas notas de couro. É um vinho redondo, maduro, encorpado, mas suave, que distribui muito bem na boca. Com final longo e elegante. Por isso, acompanha bem pratos de carne assada ou guisada, bacalhau, queijo e sobremesas com chocolate e fruta.
Vale Joaninho branco:
Sabor do Nosso Vinho Branco Direto do Produtor
Com uma cor palha-claro. Tem um aroma suave. É um vinho frutado, equilibrado, que não é ácido, mas é refrescante. Salientam-se notas de citrinos, maçã e pêra. Vai bem não só com pratos de peixe e marisco, mas também de carne grelhada e sobremesas leves ideais para o Verão.


As nossas castas
As Nossas Castas do Vinho Direto do Produtor
De acordo com a experiência e conhecimento dos nossos solos na Serra do Montejunto, escolhemos a casta mais adequada a cada solo. Assim, temos castas brancas, como Seara Nova, Vital e Arinto e castas tintas, como Caladoc, Alicante Bouschet e Syrah.
Por fim, o paladar do nosso vinho direto do produtor é fortemente influenciado pelas diferentes castas, mesmo se for feito de uma mistura de castas. Então, saber detetá-las através dos aromas e sabores é uma das artes mais difíceis na cultura vinícola. Por isso, é necessária muita prática e saber, mas vale sempre a pena iniciar este complexo processo de aprendizagem para que possa escolher o vinho que mais se adequa à sua refeição.
Castas tintas:
As Nossas Castas Tintas
Alicante Bouschet: chamada casta “tintureira” por proporcionar vinhos intensos de cor carregada, traz volume, estrutura, concentração e boa capacidade de envelhecimento aos vinhos. Os seus aromas são frutos silvestres e cacau.
Caladoc: uvas Caladoc geram vinhos com tons tintos escuros e quantidades de tanino significativas. Em blends, contribuem para o aroma do vinho, dividindo muitos dos aromas frutados das suas uvas antecessoras.
Syrah: diz-se que é uma das castas mais antigas do mundo. Tem aroma a frutos silvestres escuros, a fumados, a pimenta e a trufas. Produz vinhos macios e convidativos, com elevado potencial de envelhecimento e guarda.
Castas brancas:
As Nossas Castas Brancas
Arinto: tem uma boa acidez, com aroma intenso a frutos tropicais. Proporciona vinhos jovens, refrescantes, com apontamentos de maçã verde, lima e limão.
Seara Nova: produz vinhos com médio a elevado teor alcoólico e com acidez fixa média. Tem um aroma frutado, com certa distinção e complexidade. No sabor denota frescura e persistência.
Vital: casta branca autóctone, apta para vinhos leves e jovens, com uma graduação média, frutados, equilibrados e delicados, enquanto jovens. O armazenamento destes vinhos em barricas leva a uma melhoria do envelhecimento.