A olicepa

Contamos-lhe a história deste negócio familiar. A Olicepa é uma empresa portuguesa que se dedica à produção e à comercialização de vinho da marca Vale Joaninho e de azeite da marca Lagar do Almocreve. Está situada em Paúla, no concelho de Alenquer (Grande Lisboa / Oeste), nos contrafortes da Serra do Montejunto.

Foi fundada em 1998 por Artur Nobre (na foto, à direita), atualmente à frente deste projeto com o filho Miguel Nobre (na foto, à esquerda).

O legado familiar que deu origem à Olicepa remonta ao séc. XIX e tem uma história muito rica. Continue a ler…!

Artur Nobre Miguel Nobre Olicepa
sobre nós

A história da Olicepa

1945

O vinho Vale Joaninho e o azeite Lagar do Almocreve são produzidos pela nossa própria família há mais de quatro gerações. Qual é a história deste negócio familiar?

Artur d´Oliveira Nobre (último Almocreve de uma geração) teve a ideia de fundar, em 1945, a Adega onde ainda hoje produzimos o nosso vinho. Em 1963, seria a vez do seu filho José Claudino Nobre fundar o lagar onde fazemos o nosso azeite. Artur Nobre, filho de José Claudino, deu continuidade ao projeto que hoje gere em conjunto com o seu filho Miguel Nobre.

Em homenagem aos nossos ancestrais, nomeámos a nossa marca de azeite Lagar do Almocreve. O vinho Vale Joaninho tomou o seu nome da propriedade onde temos parte das nossas videiras, no sopé da Serra do Montejunto.

O Almocreve era uma figura icónica do passado português. O seu trabalho era conduzir animais de carga com mercadorias de uma terra para outra em Portugal. Os Almocreves fizeram parte do quotidiano nacional desde a Idade Média até tempos bem recentes – meados do século XX. A figura mais conhecida em Portugal é a do “Malhadinhas”, romanceado por Aquilino Ribeiro.

história negócio familiar Olicepa
história negócio familiar Olicepa

Numa época de comunicações limitadas, os Almocreves eram importantes agentes de distribuição, logística e abastecimento, bem como intermediários de comunicação intercomunitária. Algumas das rotas de abastecimento mais importantes eram as que levavam peixe do litoral para o interior e cereais do interior para o litoral. Na maior parte das vezes, os bens que transportavam não eram sua propriedade embora alguns, como no caso do nosso avô, tivessem optado por se fixar e estabelecer por conta própria depois de uma vida desafiante e cheia de provações.

1991

A nossa família é referenciada no livro “O Concelho de Alenquer 2: subsídios para um roteiro de Arte e Etnografia”, de Melo, Guapo & Martins (1991). Os “Sofias do lugar de Paúla” eram os nossos antepassados e as “galeras recoveiras” eram carros de 2-3, 4 ou 6 bestas de carga, com dois eixos. O folheto de divulgação do nosso avô, na foto à direita, atesta a sua profissão.

“recordar ainda (…) as galeras recoveiras dos Sofias do “lugar de Paúla”, nas suas viagens e fretes semanais a Lisboa, com paragem obrigatória na estalagem dos Camilos na rua do Amparo (Melo, Guapo & Martins, 1991, p. 154)”.

história negócio familiar Olicepa
1998 - atualidade

Hoje dispomos de instalações modernizadas e orgulhamo-nos de dizer que temos em funcionamento o único lagar de azeite de linha contínua do distrito de Lisboa.

A produção de excelência é a preocupação central da Olicepa, que em 1998 começou a modernização das suas instalações e em 2006 iniciou a instalação de um lagar de linha contínua, onde foi inserida a unidade compacta Alfa Oliver 500 adquirida à Alfa Laval.

Depois de procedermos à receção da azeitona, segue-se a sua lavagem, imediatamente antes de ser triturada para ser transformada em azeite. Esta unidade de extracção de azeite possui um sistema de laboração a duas fases, sem que seja necessário produzir água ruça. Torna-se assim num sistema de extracção ecológico. A versão instalada na Olicepa permite uma transformação de 500 kg de azeitona por hora.

Na Olicepa, inspiramo-nos no conhecimento dos nossos antepassados, mas melhorarmos o nosso trabalho e os nossos procedimentos de olhos postos no futuro.

lagar linha continua Alfa Laval

Os gestos mais importantes continuam a ser personalizados e manuais – como quando preparamos as encomendas para cada cliente. Somos nós mesmos a supervisionar pessoalmente cada pedido, enchimento, embalagem e expedição. E a receber a alegria dos nossos clientes quando provam os nossos produtos, claro! Tudo isto faz parte da história deste negócio familiar.

# 1
ANOS DE HISTÓRIA

Verificação da idade

Obrigado pela visita.

Verificação da idade

Tem idade legal para consumir bebidas alcoólicas?

A idade legal em Portugal é de 18 anos